Você sabia que no Brasil existem vários santuários de Aparecida? Contando com o Santuário Nacional, a Redação do Portal A12 conseguiu listar 38 em todas as regiões do país.

Alguns deles compartilharam conosco, como têm se preparado para o Jubileu de 300 anos do encontro da Imagem no Rio Paraíba do Sul. Veja abaixo, quatro exemplos e descubra que só não vai poder celebrar a Festa da Padroeira quem não quiser, pois opção é o que não falta.

Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, Diocese de Jundiaí (SP)

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, Jundiaí (SP)

Este ano, em comunhão com o Santuário Nacional, para eternizar a presença das paróquias da Diocese de Jundiaí, estão em romaria a cada noite da novena, romeiros de cada região pastoral. Segundo o reitor, Padre Márcio Felipe de Souza Alves, representantes de cada uma das 66 paróquias da Diocese tratarão um pouco de terra e assim será colocada numa “anfora” e depois este recipiente será entronizado num monumento para marcar as comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem. “Confesso que esta ideia surgiu a partir das celebrações da coroação, durante os dias 12 de cada mês que foram realizadas no Santuário Nacional”, comenta o Padre.

Por lá o santuário é paróquia e foi elevado a dignidade de Santuário Diocesano no dia 22 de dezembro de 1992. Isso se deu pelo grande número de fiéis que diariamente acorriam a Senhora Aparecida para pedir e agradecer os benefícios recebidos.

Santuário de Aparecidinha em Sorocaba (SP)

Reprodução
Reprodução
Santuário Novo de Aparecidinha, Sorocaba (SP)

Já no Santuário localizado em Sorocaba, um tríduo preparatório vai celebrar Aparecida. “São três dias da comunidade reunida em família, todos juntos homenageando a Padroeira do Brasil. Porém, em virtude do Ano Jubilar Mariano as homenagens à Nossa Senhora Aparecida começaram já no início do ano. Para que todas as Paróquias na Arquidiocese de Sorocaba pudessem participar do solene evento”, conta o reitor do local, Padre José Antonio de Oliveira Leite. Na cidade, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida visitou 60 paróquias da Arquidiocese. “Dez meses da Virgem Maria levando esperança ao povo de Sorocaba e região”, relata.

Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, Bauru (SP)

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, Bauru (SP)

Em Bauru a novena segue, todos os dias e a celebração é feita junto com uma Santa Missa. Neste ano a participação de outras comunidades paroquiais da cidade é maciça. A cada dia da novena um padre e sua comunidade serão responsáveis pela animação litúrgica, oferta de flores, bênçãos, consagração e homenagens à Nossa Senhora Aparecida. No Dia da Padroeira estão programadas seis missas “Este ano a comunidade paroquial celebra o Jubileu de 65 anos de Paróquia e 16 anos de instalação do Santuário Diocesano”, comenta o reitor Padre Gilberto Gonçalves Pinto, MSC.

Santuário de Aparecida de São Manuel

Reprodução
Reprodução
Santuário de Aparecida de São Manuel, São Manuel (SP)

O Santuário Nossa Senhora Aparecida na cidade de São Manuel (SP) está localizado no Distrito de Aparecida de São Manuel. É considerado o segundo santuário a ser dedicado a Padroeira do Brasil. A história da devoção começou por volta de 1840, e em 1858 foi inaugurada a primeira capela dedica a Nossa Senhora Aparecida. Com o grande número de fiéis, houve a necessidade de se construir uma nova igreja, inaugurada em fevereiro de 1911, e elevada a Santuário em 15 de agosto de 1913. Tornando-se dessa forma o segundo santuário brasileiro dedicado a Nossa Senhora Aparecida, e o primeiro santuário da Diocese de Botucatu. O Santuário recebe todos os anos milhares de romeiros, que vivenciam sua devoção à Rainha e Padroeira do Brasil.

De acordo com o reitor, Padre Emerson Rogério Anizi, durante todo o mês de outubro, o Santuário recebe a presença das Romarias a pé e Cavalgada de comitivas de cidades da região, e celebra o Tríduo Solene com bênçãos especiais aos fiéis, o dia da festa é onde milhares de romeiros tem a oportunidade de agradecer Nossa Senhora pelas graças recebidas, neste ano a programa do Tricentenário é especial, e no dia 12 de outubro teremos: às 08h a Missa que recebe os peregrinos que se dirigem a pé até o Santuário, às 11h será a Missa Sertaneja acolhendo a Cavalgada de Nossa Senhora, e às 18h ocorre a Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, seguida da procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas do Distrito de Aparecida de São Manuel. Em ambas as festas acontecem grandes quermesses que reúnem milhares de pessoas, com a renda revertida para as obras do Santuário.