São muitas as demonstrações de amor e agradecimento à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, um exemplo disso é a Sala das Promessas, também conhecida como ‘Sala dos Milagres’.

O espaço, localizado no subsolo do Santuário Nacional desde 1974, expõe uma variedade de ex-votos (objeto ofertado pelos devotos), que são entregues diariamente pelos romeiros que visitam o Santuário de Aparecida.

Cada objeto deixado na Sala das Promessas é a expressão do agradecimento ou súplica de um pedido, representando algo do cotidiano do devoto, como uma situação de risco de vida, saúde, problemas familiares, desemprego, conquistas, entre outros.

De acordo com dados do controle de estatística da Sala das Promessas, em julho de 2017, foram mais de 84 mil visitantes, e no mês de outubro esse número dobra.

Entre os itens ofertados a Mãe Aparecida, às peças de cera são os objetos mais entregues. Para atender o grande número de romeiros que procuram peças que representem o seu agradecimento ou pedido, o Santuário de Aparecida criou a Casa das Velas.

No local os romeiros encontram, além das velas comuns e velas de metro, as peças em cera de casa, carro, chave, órgãos e membros do corpo humano, como coração, pulmão, cabeça, joelho, entre outros. Entre as cinco peças de cera mais vendidas está: a Casa, a Cabeça Mirim Feminina, Coração, Carteira de Trabalho e Joelho. Os dados são referentes ao mês de outubro de 2016.

A Sala das Promessas também recebe frequentemente, objetos de agradecimento de famosos devotos de Nossa Senhora Aparecida, como Ronaldo fenômeno, Ayrton Senna, Natália Guimarães (Miss Brasil 2007), Debora Lyra (Miss Brasil 2010), Marcos Mion, Cigano (lutador), Renato Aragão, Rio Negro e Solimões, Marcos Pontes (astronauta), Daniel, Thiaguinho, Hugo e Thiago, Franck Aguiar, entre outros.

Para entregar um ex-voto, o devoto deve se dirigir até o balcão de atendimento, localizado no interior da Sala das Promessas e entregar aos colaboradores que ali trabalham. A outra opção, caso esteja impossibilitado de vir ao Santuário de Aparecida, é enviar pelo correio:

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
A/C: Sala das Promessas Av. Dr. Júlio Prestes, s/nº – Ponte Alta – Aparecida (SP)