São Símaco era conciliador, homem de justiça e sinal de paz

By / 19th julho, 2017 / Últimas notícias / Off

São Símaco

São Símaco, intercede por nós para que sejamos promotores da paz

Neste dia, celebramos um santo Papa que enfrentou um período da história em que a Igreja sofria com pressões internas e externas.

Nasceu na Ilha da Sardenha no século V. Pertenceu ao clero romano e foi eleito Papa em 498. No tempo de Símaco, a Igreja era duramente atingida por perseguições.

Muitas famílias tradicionais de Roma, bem como o Senado, buscavam de todas as formas influenciar a ação da Igreja, trazendo assim muitos prejuízos; isto perdurou por um tempo até levantar-se Símaco. O santo Papa combateu e venceu estes “invasores”, recuperando assim a total liberdade da Igreja, na sua organização e disciplina.

Com a queda do império romano e a invasão dos vândalos, godos, visigodos e longobardos, que começavam a dominar o Ocidente, São Símaco, na ousadia, entrou nas intrigas sociais e políticas, para assim tomar partido da paz e da harmonia e não de algum dos lados. Na função eficiente de pai comum, suscitou a inveja do imperador do Oriente que começou a perseguir os cristãos; em resposta a esta atitude corrigiu Símaco: “Lança um olhar, o Imperador, a tantos príncipes que perseguiram a Igreja e vê como todos eles tiveram triste fim, ao passo que a Igreja perseguida continua com tanto mais glória, quanto mais violenta lhe foi a perseguição”.

Símaco era conciliador, homem de justiça e sinal de paz.

Em 514 ele partiu para a glória celeste e intercede por nós, para que nos tempos de hoje, por amor a Cristo e à Igreja, sejamos promotores da paz.

São Símaco, rogai por nós!

JUMI: Se prepare para experiências radicais

By / 19th julho, 2017 / Últimas notícias / Off

Se prepare para mexer o esqueleto no JUMI! A Tenda Geração Saúde vai colocar todo mundo pra se movimentar. Seja em cima do skate, da bike, no slackline, dançando, ou apenas se movimentado, todo mundo é convidado a conferir a programação da tenda.

Esporte radicalk

Foto: Thiago Leon

Pra quem é fitness ou quer entrar em forma, pode participar de uma das aulas de Zumba ou, até mesmo, aprender alguns alongamentos. Já os que curtem entrar em cena, poderão participar das oficinas de teatro.

Também vai rolar esportes radicais. No sábado, dia 29, durante todo o dia, acontece oficinas de Skate e de BMX e você pode trazer o seu equipamento. Além disso, vai ter exposição e visitação de viaturas quatro rodas e duas rodas da Polícia Rodoviária Federal e de um caminhão dos bombeiros.

No domingo, último dia do evento, tem bate-papo com o nadador e medalhista olímpico, André Brasil e também o campeão Paulista de Hand Bike, Mauro Nohara, às 10h.

A tenda é uma parceria com a Acadêmia Happy Day e a secretaria de Esportes de Aparecida.

São Camilo de Léllis, servia a Cristo na pessoa do doente

By / 14th julho, 2017 / Últimas notícias / Off

São Camilo de Léllis

Foi brotando em São Camilo de Léllis o carisma de servir a Cristo na pessoa do doente, do peregrino

Nasceu no ano de 1550 na Itália. Filho de pai militar, também seguiu essa carreira, mas não pode prosseguir devido a um tumor em um dos pés. Recorreu ao hospital de São Tiago em Roma, onde viveu sua compaixão pelos outros doentes.

Porém, ele deu um ‘sim’ ao pecado, entregando-se ao vício do jogo, onde perdeu tudo e ficou na miséria total. Saiu do hospital devido o seu temperamento. Foi de hospital em hospital para cuidar de sua ferida, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos e ali quis trabalhar na obra de Deus.

Com 25 anos começou o seu processo de conversão. No hospital em Roma, Deus suscitou nele a santidade de ver nos doentes a pessoa de Cristo e também o carisma dos ‘Camilianos’. Camilo também viveu uma bela amizade com São Felipe Néri.

Entrou para os estudos, foi ordenado sacerdote, e vendo a realidade dos peregrinos de Roma, que não tinham uma assistência médica digna, foi brotando nele o carisma de servir a Cristo na pessoa do doente, do peregrino. E muitos se juntaram a ele nessa obra. Em cada sofredor está a presença do Crucificado.

São Camilo partiu para o céu em 1614.

São Camilo de Léllis, rogai por nós!

Preparativos para Festa da Padroeira se intensificam

By / 14th julho, 2017 / Últimas notícias / Off
Preparativos para Festa da Padroeira se intensificam Programação geral já está disponível na internet

Totem marca contagem regressiva para a Festa dos 300 anos

A menos de cem dias para a Festa da Padroeira do Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida se prepara para celebrar os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora. A comemoração, que chegará a seu ápice no dia 12 de outubro, está em sua fase final de preparação. Detalhes como programação, as orações da novena e as coreografias ainda estão sendo acertadas.

Na Esplanada João Paulo II, um relógio na frente da Basílica marca o tempo que resta até as comemorações jubilares desde o mês de dezembro, o que tem contribuído para fomentar o clima de celebração. “A medida que o tempo vai passando, vai aumentando a expectativa para a apoteose do Jubileu, a festa do dia 12 de outubro. Esses preparativos que agora chegam na reta final criaram este espírito festivo”, explica o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

A programação completa dos 12 dias de festa já está disponível no site oficial.

Ainda em setembro, será dado o pontapé inicial nas atividades, com uma procissão e celebração pelas principais ruas da cidade de Aparecida (SP). A caminhada acontecerá no dia 8 do mês e deve passar pelos principais pontos onde a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi venerada de 1717 a 1745, quando finalmente foi construída uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros. A chegada acontece na Matriz-Basílica, onde haverá uma vigília mariana.

“Podemos dizer que esta procissão vai passar por todos os lugares onde começou a história da devoção à Padroeira do Brasil, recordando também todos os envolvidos no começo desta devoção.”, conta o Prefeito de Igreja do Santuário, padre Rodrigo Arnoso.

A novena que antecede a solenidade também está com novidades para este ano. Diferentemente das outras edições, em 2017 as cerimônias litúrgicas vão começar no dia 1º de outubro. Os dias de festa também foram estendidos de 10 a 12 de outubro, somando 72 horas de comemorações. A expectativa é de que só no dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, cerca de 200 mil peregrinos passem pelo Santuário Nacional.

Para acolher o grande número de romeiros, 50 equipes trabalham desde maio deste ano nos preparativos para a Novena e Festa. No momento, as atividades se concentram na finalização dos últimos dias da extensa programação.

“As celebrações do dia 10, 11 e 12, que utilizarão textos específicos, ainda estão sendo preparadas. As coreografias também estão em fase de planejamento para os ensaios que começam em agosto. Além disso, estamos fechando os últimos detalhes para a inauguração da Cúpula Central, que acreditamos ser um dos momentos mais emocionantes de toda a programação, no dia onze de outubro.”, assinala o reitor.

Ainda há a expectativa da nomeação de um Legado Pontifício, religioso que representará o Papa Francisco nas cerimônias, por parte da Santa Sé. Além disso, espera-se que grande parte dos bispos do Brasil estejam no Santuário Nacional durante as celebrações. Para melhor acolher o grande número de fiéis e clérigos, a principal missa do 12 de outubro, que acontece às 9h30, acontecerá na Tribuna Papa Bento XVI, perto de onde hoje o relógio marca a contagem regressiva para os dias de comemoração.

São João Gualberto, tornou-se pai dos monges e modelo

By / 12th julho, 2017 / Últimas notícias / Off

São João Gualberto

São João Gualberto, tornou-se pai do monges e modelo

Com muita alegria nos deparamos com a santidade de vida de São João Gualberto, que pertenceu a uma nobre família de Florença, a qual muito bem o educou na cultura, porém, deixou falhas no essencial, ou seja, na vida religiosa. Por isso, facilmente, ele foi se entregando às liberdades perigosas e às vaidades do mundo.

Aconteceu que, com o assassinato do seu irmão, João Gualberto – como o pai – revoltou-se a ponto de jurar o causador de morte; mas um certo dia, numa estreita estrada, Gualberto encontrou-se com o assassino desarmado, por isso arrancou sua espada para vingar o irmão, quando de repente a súplica: “Por amor de Jesus que neste dia morreu por nós, tem piedade de mim, não me mates!”.

Era uma Sexta-feira Santa, e assim, tocado pela misericórdia de Deus, João Gualberto não só acolheu o malvado com seu perdão, mas também ao entrar numa igreja, recebeu aos pés do Crucificado a graça do perdão e a vida nova.

No processo de conversão de São João Gualberto, Deus o encaminhou à vida religiosa, à vida eremítica e depois à fundação de uma nova Ordem, chamada de Vallombrosa, na qual São João Gualberto tornou-se pai do monges e modelo, já que, antes de entrar na Vida Eterna em 1073, com 73 anos partilhou para os irmãos: “Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irmãos o mais humilde, o mais doce, o mais mortificado”.

São João Gualberto, rogai por nós!

Participe da Coroação de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional

By / 12th julho, 2017 / Últimas notícias / Off

Todo dia 12, até o  mês de setembro, o Santuário de Aparecida celebra a Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora Aparecida às 10h no Altar Central, em comemoração aos 300 anos de Bênçãos do encontro da Imagem de Aparecida. 

Nesse mês de julho a celebração vai recordar a proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, em 31 de maio de 1930, na cidade do Rio de Janeiro.

Santo Eugênio, zelava pela salvação das almas

By / 8th julho, 2017 / Últimas notícias / Off

Santo Eugênio

Santo Eugênio zelou pela salvação das almas com dedicação

Um dado importante é que de cada três Papas, praticamente, um foi oficialmente declarado santo. Assim aconteceu com Santo Eugênio, que se tornou para a Igreja o homem certo para o tempo devido. Eugênio III nasceu no fim do século XI, em Pisa na Itália e, depois de ordenado, consagrou-se a Deus como sacerdote, até que abandonou todas suas funções para viver como monge.

O grande reformador da vida monástica – São Bernardo – o acolheu a fim de ajudá-lo na busca da santidade, assim como no governo da Igreja, pois inesperadamente o simples monge foi eleito para sucessor na Cátedra de Pedro. A Roma da época sofria com a agitação de Arnaldo de Bréscia, que reclamava instituições municipais com eleições diretas dos senadores, talvez por isso chegou a impedir a ordenação e posse de Eugênio, já que tinha sido eleito pelo Espírito Santo numa instituição de origem divina.

O Papa Eugênio teve muitas dificuldades no governo da Igreja, tanto assim que, teve de sair várias vezes de Roma, mas providencialmente aproveitou para evangelizar em outras locais como Itália e França. Além de promover quatro Concílios e lutar pela restauração dos santos costumes, Santo Eugênio zelou pela salvação das almas, com tanta dedicação, que passou por inúmeros sofrimentos.

Santo Eugênio, rogai por nós!

Rota 300: iniciativas marcarão os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida

By / 8th julho, 2017 / Últimas notícias / Off
Rota 300: iniciativas marcarão os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida

No dia 29 de julho, será realizado o encerramento do projeto Rota 300, iniciativa promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão para a Juventude, que visa celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul. Para coroar o encerramento, várias ações estão sendo coordenadas, uma delas é a Semana Missionária 2017, que será realizada nas dioceses banhadas pelo Rio Paraíba do Sul, entre os dias 22 e 28 de julho.

Cerca de 2.400 jovens se inscreveram para participar do evento. Segundo o presidente da Comissão, dom Vilson Basso, as vagas foram ofertadas para jovens de todo o Brasil. “As dioceses que acolhem os missionários ficaram responsáveis pelas despesas de alimentação e estadia. As demais despesas como a viagem e traslado a Aparecida ficaram por conta de cada missionário”, explicou o bispo.

Entre as dioceses que vão receber os missionários estão a de São José dos Campos (SP), Taubaté (SP), Mogi das Cruzes (SP), Lorena (SP), Valença (RJ), Nova Friburgo (RJ), Campos (RJ), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG) e Piraí-Volta Redonda (RJ). O assessor da Comissão, padre Antonio Ramos do Prado, explica que a motivação da escolha se deu exatamente pelas dioceses banharem o rio onde a santa foi encontrada. Ele garantiu ainda que, a Pastoral Juvenil, já fazia missões nessas dioceses e promovia formações para a juventude.

A programação da Semana é extensa e contará com palestras, rodas de conversa, além de atividades culturais. Padre Toninho informa que quem não conseguiu se inscrever e ainda deseja participar pode encaminhar um e-mail para a Comissão para a Juventude: juventude2@cnbb.org.br. Lá eles vão avaliar a condição de participação.

No dia 29 de julho, haverá ainda uma programação especial no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Esta marcará o encerramento da Semana Missionária e também do projeto Rota 300. “Nestes três anos de atuação do projeto, que iniciou em 2014, nós nos baseamos em três eixos: missão, capacitação e acompanhamento. Creio que conseguimos alcançar todos”, finaliza.

Confira a programação da Semana Missionária e da conclusão do projeto Rota 300 no site dos Jovens Conectados: http://jovensconectados.org.br/.

Santo Antônio Maria Zaccaria, apaixonado por Jesus Eucarístico

By / 5th julho, 2017 / Últimas notícias / Off

Santo Antônio Maria ZaccariaO santo de hoje foi um grande apaixonado por Jesus Eucarístico e pela Virgem Maria

Antônio Maria, nasceu em Cremona, no norte da Itália em 1502 e, ao perder o pai muito cedo teve de sua mãe o grande gesto de amor que consistiu em dedicar-se somente para sua educação, tanto assim que, com apenas 22 anos, já era médico.

Ele fazia de sua profissão um apostolado, por isso não cuidava só do corpo, mas também da alma dos seus pacientes que eram tratados como irmãos deste médico corajoso, pois viviam em um ambiente impregnado pelo humanismo sem Deus.

Chamado por Cristo, ampliou seu apostolado ao ser ordenado sacerdote e, desta forma, pôde testemunhar Jesus e a unidade da Igreja num tempo em que as ciências de fundo pagão, a decadência das ordens religiosas, do clero, pediam não uma Reforma Protestante, mas sim uma santidade transformadora.

Fundador dos Clérigos Regulares de São Paulo e, com a ajuda de uma condessa, da Congregação das Angélicas de São Paulo, Antônio viveu, comunicou vida num dos períodos mais difíceis da Igreja de Cristo. Depois de muito propagar a devoção a Jesus Eucarístico, por ter trabalhado demais, veio com 37 anos “dormir” nos braços de sua mãe terrestre e acordar nos braços de sua Mãe Celeste.

Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós!

Igreja no Brasil dá passos para aprofundar o documento nº 107, Iniciação à Vida Cristã

By / 5th julho, 2017 / Últimas notícias / Off
Igreja no Brasil dá passos para aprofundar o documento nº 107, Iniciação à Vida Cristã

Muitas atividades vêm sendo desenvolvidas pela Igreja no Brasil com o objetivo de conhecer o Documento 107, Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários, aprovado na 55ª Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida-SP, de 26 de abril a 05 de maio de 2017, nos informa o padre Antonio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.

O Documento 107 representa um passo importante na caminhada da Igreja no Brasil. Segundo o padre Antonio Marcos “tem crescido a convicção de que a catequese está a serviço da Iniciação à Vida Cristã, portanto a corresponsabilidade de toda comunidade é fundamental para formar novos discípulos missionários”.

O religioso destaca que o que se vê Brasil a fora, nesse momento, entre outros fenômenos, é o envolvimento de outros agentes de pastoral na reflexão do tema. “Lideranças da liturgia, da pastoral familiar, da juventude, do batismo, da ação missionária, da acolhida, seminaristas, consagrados, presbíteros e outros estão assumindo juntos o convite para repensar a transmissão da fé em suas comunidades”, disse.

Desses esforços têm surgido Comissões de Iniciação à Vida Cristã nas Dioceses e Paróquias que ajudam na elaboração e implementação do Projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã. Diversas atividades estão planejadas nos regionais, dioceses e paróquias para repercutir Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários. Uma menção especial deve ser feita à inclusão da urgência Igreja: casa de Iniciação à Vida Cristã em planos diocesanos de pastoral, em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Especificamente sobre o Documento 107, muitas ações já foram realizadas e há outras tantas previstas (Confira abaixo ações nas quais a CNBB Nacional esteve presente). Desde fazer o texto chegar às mãos de cada catequista e agente de pastoral das comunidades até grandes eventos, como semanas, seminários, assembleias, simpósios, congressos, inspirados no tema da Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal.

Novena de Natal e 1ª Semana Brasileira de Iniciação a Vida Cristã

Como iniciativa da CNBB Nacional está sendo elaborada a Novena de Natal para dezembro de 2017, iluminada pelo Documento 107. Outra importante ação pensada para a recepção do Documento 107 é a realização da 1ª Semana Brasileira de Iniciação à Vida Cristã, prevista para acontecer em Indaiatuba-SP (Itaici) dos dias 14 a 18 de novembro de 2018.

Essa semana terá como público alvo não apenas catequistas, mas membros das Comissões de Iniciação à Vida Cristã dos Regionais e Dioceses. Pretende-se, assim, colaborar no entendimento a respeito da importância da comunidade no processo de transmissão da fé. “A Igreja experimenta sua natureza querigmática, mistagógica, missionária, materna e misericordiosa na medida em que cada batizado participa da alegria de iniciar novos discípulos missionários de Jesus Cristo”, avalia padre Antonio Marcos.

Uma comissão composta por representantes dos catequistas, da liturgia, da ação missionária, da família, da juventude e outros foi montada para pensar a preparação e a realização da Semana. “Queremos viver um verdadeiro processo catecumenal com esse evento, envolvendo o tempo que antecede, o tempo da realização e o tempo dos desdobramentos dessa iniciativa como uma grande oportunidade de compreensão e assimilação das propostas para a transmissão da fé em tempos de mudança de época”, disse padre Antônio Marcos.

Um bom exemplo de como a Igreja no Brasil está assimilando o documento 107 será realizado pelo Centro Cultural Missionário de Brasília-DF (CCM). O CCM e a Comissão Episcopal para Ação Missionária promovem de 16 a 20 de outubro de 2017, a 7ª Semana de Formação sobre a Paróquia Missionária. O CCM, no intuito de ajudar aos Coordenadores de Pastoral, de Catequese e de Liturgia das dioceses do Brasil, oferece esta semana de formação à luz do documento aprovado na última assembleia da CNBB, sobre a Iniciação à Vida Cristã.

O objetivo dessa semana de formação é proporcionar reflexão sobre o significado e a importância da Iniciação à Vida Cristã para que nossas comunidades Igrejas se tornem lugar de animação bíblica, defensoras da vida, servidoras e missionárias. Para mais informações e inscrições visite o website: www.ccm.org.br

Ações realizadas sobre o tema Iniciação à Vida Cristã com a presença da CNBB Nacional :

As ações abaixo, realizadas após a 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil nos níveis regional, diocesano e/ou paroquial, estão promovendo recepção do Documento 107 nas diversas realidades do país.
– 06 e 07 de maio – Formação com clero, coordenadores de catequese e liturgia na Diocese de Jacarezinho-PR;
– 17 de maio – Formação com clero e coordenadores de catequese na Diocese de Picos-PI;
– 19 a 21 de maio – Assembleia da Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste IV, em Teresina-PI;
– 08 e 09 de junho – Estudo do Documento 107 na Assembleia da Sociedade Brasileira de Catequetas, em São Paulo-SP;
– 16 a 18 de junho – IX Sulão de Catequese com tema Comunicação no processo de Iniciação à Vida Cristã;
– 27 de junho – Estudo do Documento 107 no Conselho Regional de Pastoral em Campo Grande – MS, Regional Oeste 1;
– 30 de junho a 02 de julho – 25ª Assembleia da ABC do Regional Leste 1, em Petrópolis – RJ;
– 06 a 09 de julho – Assembleia da ABC do Regional Nordeste 2, em Lagoa Seca – PB;
– 21 e 22 de julho – Formação sobre o Documento 107 em Parnaíba – PI;
– 28 a 30 de julho – Assembleia da ABC do Regional Sul 1, em Jundiaí – SP.

Há ainda a possibilidade de baixar os powerpoints que foram preparados para facilitar o acesso ao Documento 107 no link http://cnbb.net.br/cnbb-lanca-documento-sobre-iniciacao-a-vida-crista-aprovado-na-ultima-ag/